NQuestões

Todos os filtros

    • Público

    {"exclude_answered":null,"relations":{"filter_interest_area":[],"filter_training_area":[],"filter_course":["14390","14390"],"filter_company":[],"filter_university":[],"filter_position":[]},"count":true}
    • .

      IPAD - 2007 - SEC-PE - 367

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q101368

      Disciplina: Educação Física

      Levando em consideração a Educação Física nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN"s), analise as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativacorreta. I - A Educação Física é um dos temas transversais. II - Respeitando-se as diferenças entre gêneros, é sugerido que se separem meninos e meninas. III - Por ser uma proposição em ciclos não é preciso avaliar em Educação Física. IV - A Educação Física é obrigatória na educação básica pelo fato dos PCN"s terem força de lei. V - É tarefa da Educação Física escolar, garantir o acesso dos alunos às práticas da cultura corporal. Está(ão)
      correta(s)
      :

    • .

      IPAD - 2007 - SEC-PE - 366

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q101363

      Disciplina: Educação Física

      De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em que segmento dos diferentes níveis de escolarização a Educação Física é considerada como constituinte da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias?

    • .

      IPAD - 2007 - SEC-PE - 365

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q101357

      Disciplina: Educação Física

      Marque a alternativa que apresenta
      corretamente
      como, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª à 4ª séries, os blocos de conteúdos da Educação Física são organizados.

    • .

      IPAD - 2007 - SEC-PE - 364

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q101352

      Disciplina: Educação Física

      Na LDB 9394/96 a Educação Física constitui a base nacional comum dos currículos de que nível escolar?

    • .

      IPAD - 2007 - SEC-PE - 363

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q101347

      Disciplina: Educação Física

      Em 20 de dezembro de 1996 foi aprovada uma nova Lei de Diretrizes e Bases (LDb) da Educação Nacional brasileira (n. 9394/96). Marque a alternativa que indica
      corretamente
      como a Educação Física se configura nessa Lei.

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 120

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100972

      Disciplina: Educação Física

      É preciso favorecer a reflexão dos alunos sobre as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, ou seja, é preciso que eles entendam que se, por um lado, o avanço tecnológico tem contribuído para disponibilizar um maior número de informações e para oferecer uma maior conforto à população, através de máquinas, equipamentos eletrônicos e meios de locomoção, por outro lado, esse fenômeno é responsável por um estilo de vida:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 119

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100968

      Disciplina: Educação Física

      A cultura corporal de movimento influencia a Educação Física escolar. Essa relação deve constituir-se num tempo e espaço de conhecer, de provar, de criar e recriar as práticas corporais produzidas pelos seres humanos. Nesse contexto, professores e alunos deverão ser:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 118

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100964

      Disciplina: Educação Física

      Conhecer o próprio corpo pode ser o princípio de todo conhecimento que alguém pode ter, pois conhecer o corpo é conhecer-se a si mesmo. Espera-se que os alunos da Educação Básica aprendam a conhecer o próprio corpo, seus sistemas orgânicos, sua subjetividade e afetividade inter-pessoal. Eles também não devem se limitar a esse conhecimento, pois seu corpo está relacionado ao seu ser, aos outros e à cultura, enfim, ao mundo que nos cerca e ao contexto mais amplo do ambiente. É necessário que os professores de Educação Física escolar saibam como ensinar esses conteúdos. E, nesse sentido, os professores necessitam compreendê-los antes de ensiná-los, porque ensinar engloba compreender, refletir e:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 117

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100960

      Disciplina: Educação Física

      Entre as críticas freqüentes ao modelo tradicional de avaliação, uma aponta o fato de ela restringir-se ao domínio motor, como se a Educação Física implicasse somente o rendimento físico, e não as relações cognitivas, afetivas e sociais subjacentes. A avaliação em Educação Física escolar deve considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação dos alunos deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 116

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100958

      Disciplina: Educação Física

      Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas (professores, alunos e escola), contribuindo para o auto-conhecimento e para análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. A avaliação é um processo contínuo de:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 115

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100957

      Disciplina: Educação Física

      Na perspectiva tradicional ou esportivista que vigorou a partir da década de 1970 no país, predominavam concepções avaliativas na Educação Física escolar, que consideravam existir um modelo ideal e um desempenho esperado. Os testes forneciam informações quantitativas que deviam ser comparadas com a norma, tabela ou padrão. Enfatizavam a medição, as habilidades motoras e:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 114

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100956

      Disciplina: Educação Física

      A adaptação e a modificação de atividades no sentido de contemplar a heterogeneidade do grupo deve estender-se a todas as situações nas quais o professor perceba algum problema, o que pode ocorrer por diferentes razões, como diferenças de habilidade, gênero, biorritmo, etc. Compete ao professor:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 113

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100955

      Disciplina: Educação Física

      Nas aulas de Educação Física escolar, observamos que os alunos expressam comportamentos de excitação, cansaço, medo, vergonha, prazer, satisfação, entre outros. Isso se deve, muitas vezes, ao fato de as atitudes serem afetadas pela intensidade e qualidade dos estados emocionais vivenciados corporalmente, onde ocorrem situações que permitem uma intensa mobilização:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 112

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100954

      Disciplina: Educação Física

      A nova significação atribuída à Educação Física escolar é que ela ultrapasse a idéia única de estar voltada apenas para o ensino do gesto motor correto. Muito mais que isso, cabe ao professor de Educação Física problematizar, interpretar, relacionar, compreender com seus alunos as amplas manifestações da cultura corporal, de tal forma que os alunos compreendam:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 111

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100953

      Disciplina: Educação Física

      Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física apontam alguns caminhos, através dos conteúdos da cultura corporal de movimento, como colaboradores na formação do cidadão, que se pretende participativo, solidário:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 110

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100952

      Disciplina: Educação Física

      Nas vivências físicas e esportivas induzidas pela Educação Física escolar, entre outros valores, o professor deve incentivar as relações humanas solidárias, respeitosas e:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 109

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100951

      Disciplina: Educação Física

      Compreender a saúde através das interfaces relacionadas às condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, transporte, emprego, lazer, saneamento básico, qualidade de água, etc., tendo em vista a realidade na qual os alunos estão inseridos, são caminhos possíveis. As aulas de Educação Física escolar podem configurar-se em um espaço de discussão sobre a saúde a partir da tematização da cultura corporal de movimento nas dimensões:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 108

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100950

      Disciplina: Educação Física

      É necessário que a Educação Física escolar, assim como os outros componentes curriculares da escola, passe a educar para o lazer, não apenas em termos procedimentais, fornecendo repertório para que os alunos possam usufruir do lazer, mas também em termos de atitudes para com o lazer e a compreensão do que venha a ser este termo. Para além das práticas que devem fazer parte da educação para o lazer, deve-se explorar a concepção de lazer para o alunos, seus familiares e:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 107

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100949

      Disciplina: Educação Física

      A autonomia é facilitada se os alunos vivenciam as diferentes práticas da cultura corporal; por sua vez, a cultura corporal contribui para a inserção do aluno no convívio social. A autonomia dos alunos também pode ser estimulada quando o professor lhes oferece, por exemplo, possibilidades de escolherem os times, elaborarem ou modificarem as regras, discutirem as melhores táticas e técnicas. A autonomia é implementada quando, nas aulas, se estimula o aluno:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 106

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100948

      Disciplina: Educação Física

      A Educação Física escolar deve considerar a diversidade cultural, étnica, física e de gênero como elemento democraticamente enriquecedor:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 105

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100947

      Disciplina: Educação Física

      Os Parâmetros Curriculares Nacionais servem de apoio às discussões de democratização do ensino básico como forma de garantia de direitos em que a inclusão é um dos eixos principais. Nessa perspectiva, o ambiente escolar deve caracterizar-se como espaço formalmente instituído:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 104

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100946

      Disciplina: Educação Física

      A Educação Física escolar deve contribuir para que as diversas manifestações da cultura corporal de movimento sejam preservadas, difundidas e conhecidas, contribuindo também para o aperfeiçoamento das práticas democráticas necessárias nas aulas e no convívio social, a fim de que:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 103

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100945

      Disciplina: Educação Física

      O corpo docente costuma manifestar dúvidas e apresentar conflitos diante da questão de como se deve agir com os alunos em uma sociedade na qual a exclusão e suas variáveis representam um fator real de preocupação. Na Educação Física escolar, o princípio da inclusão, ou da não-exclusão, procura garantir:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 102

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100944

      Disciplina: Educação Física

      O contato com as atividades físicas sistematizadas, para muitos alunos, ocorre apenas na escola. Mais uma razão para que o acesso a essas atividades seja para todos. A Educação Física, como os outros componentes curriculares, necessita rever suas competências frente às mudanças constantes da sociedade. O acesso aos conhecimentos oportunizados pela Educação Física escolar deve constituir-se em direito e:

    • .

      NCE - 2007 - Pref- Santana-AP - 101

      | Professor de Educação Básica II - Educação Física

      Questão: Q100943

      Disciplina: Educação Física

      A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que saúde é o estado de bem-estar:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 100

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98991

      Disciplina: Educação Física

      A estruturação do programa de uma disciplina, e em especial a Educação Física, numa perspectiva crítico-superadora, elege prioritariamente os seguintes elementos:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 99

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98987

      Disciplina: Educação Física

      As estratégias didáticas do professor para o ensino de movimento e jogos, por meio do qual é o aluno é confrontado com a realidade do ensino e seu conteúdo especial, a partir de graus de dificuldade, seguem os passos que Kunz denomina:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 98

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98983

      Disciplina: Educação Física

      Orientação e animação são princípios didáticos que correspondem aos objetivos pedagógicos de uma aula aberta em Educação Física. Sob essa perspectiva, o professor orientador assume essa postura quando age da seguinte forma:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 97

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98979

      Disciplina: Educação Física

      A saúde, um dos temas transversais apontados pelos PCNs da Educação Física, deve ser compreendida como a relação entre:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 96

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98975

      Disciplina: Educação Física

      Alguns autores consideram que o esporte parece ter se tornado o conteúdo determinante das aulas de Educação Física, configurando dessa forma, o que chamam de "esportivização da Educação Física". As críticas a esse processo trazem a preocupação com as conseqüências da transposição dos códigos do esporte de rendimento para a escola. Essa transposição pode acarretar o seguinte fator:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 95

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98970

      Disciplina: Educação Física

      A alternativa que indica uma característica do ensino fundamental, com base na LDB, é:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 94

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98965

      Disciplina: Educação Física

      O professor de Educação Física quando, valorizando o conhecimento que o aluno traz, propõe atividades nas quais novas vivências e reflexões possam romper com o estabelecido na busca de um novo conhecimento, está respeitando um dos princípios pedagógicos preconizados a partir de uma fundamentação didática para o esporte. Esse princípio é o da:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 93

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98960

      Disciplina: Educação Física

      Quando se pensa a Educação Física como prática pedagógica que tematiza as formas expressivas, como jogos, esportes, dança e ginástica, é configurada uma área de conhecimento chamada:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 92

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98955

      Disciplina: Educação Física

      Sob a perspectiva da transformação didático-pedagógica do esporte, o professor de Educação Física, quando possibilita que os alunos trabalhem em grupos e se auxiliem mutuamente para a superação de barreiras do medo e de falta de habilidade, está atento à seguinte categoria do processo de ensino:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 91

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98950

      Disciplina: Educação Física

      Na história do homem, o corpo assume diferentes papéis em função das necessidades das sociedades. Na sociedade capitalista, a preocupação com um corpo forte e disciplinado do trabalhador é garantia de:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 90

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98945

      Disciplina: Educação Física

      Na concepção de aula aberta, o professor de Educação Física, quando possibilita aos alunos a discussão e a integração de suas idéias e impressões, está orientando sua aula para:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 89

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98940

      Disciplina: Educação Física

      O princípio da inclusão, eixo fundamental que norteia a concepção e a ação pedagógica da Educação Física, sob a perspectiva da cultura corporal, aponta para uma metodologia que busca desenvolver, entre outros, os seguintes aspectos:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 88

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98935

      Disciplina: Educação Física

      Num planejamento de Educação Física, sob a luz da concepção aberta, deve-se estar atento ao seguinte pressuposto:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 87

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98930

      Disciplina: Educação Física

      Na organização da educação nacional, os estados estarão incumbidos de algumas ações. Entre elas, destaca-se a oferta de:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 86

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98926

      Disciplina: Educação Física

      Na formação do aluno, quando pensamos no aspecto fundamental que trata do autoconhecimento ou do conhecimento de si, referimo-nos à seguinte concepção para as aulas de Educação Física:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 85

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98922

      Disciplina: Educação Física

      Todas as práticas de cultura corporal de movimento possuem expressividade e ritmo. Mas uma atividade humana traz uma carga simbólica em interação com os valores e conceitos socioculturais, sendo que, desde a respiração até a execução do movimento, se exige um ajuste no tempo e no espaço. Essa atividade é:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 84

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98918

      Disciplina: Educação Física

      Numa perspectiva de reflexão sobre a cultura corporal, o homem foi construído a partir do conhecimento social produzido e historicamente acumulado. As três atividades produtivas que influenciaram historicamente a corporeidade são:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 83

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98914

      Disciplina: Educação Física

      O professor de Educação Física deve estar atento e consciente quanto às relações pedagógicas no ensino escolar dos esportes. Kunz aponta dois graves problemas que atualmente atingem a prática do esporte de rendimento, em todo o mundo. São eles:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 82

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98910

      Disciplina: Educação Física

      Na perspectiva crítico-emancipatória, o processo do ensino da Educação Física deve conduzir ao desenvolvimento das seguintes competências:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 81

      | Professor CL-III Educação Física (B)

      Questão: Q98906

      Disciplina: Educação Física

      De acordo com o que dispõe a LDB, é INCORRETO afirmar que os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão a seguinte diretriz:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 80

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98902

      Disciplina: Educação Física

      Alguns autores consideram que o esporte parece ter se tornado o conteúdo determinante das aulas de Educação Física, configurando dessa forma, o que chamam de "esportivização da Educação Física". As críticas a esse processo trazem a preocupação com as conseqüências da transposição dos códigos do esporte de rendimento para a escola. Essa transposição pode acarretar o seguinte fator:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 79

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98898

      Disciplina: Educação Física

      A estruturação do programa de uma disciplina, e em especial a Educação Física, numa perspectiva crítico-superadora, elege prioritariamente os seguintes elementos:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 78

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98894

      Disciplina: Educação Física

      As estratégias didáticas do professor para o ensino de movimento e jogos, por meio do qual é o aluno é confrontado com a realidade do ensino e seu conteúdo especial, a partir de graus de dificuldade, seguem os passos que Kunz denomina:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 77

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98890

      Disciplina: Educação Física

      A alternativa que indica uma característica do ensino fundamental, com base na LDB, é:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 76

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98886

      Disciplina: Educação Física

      O professor de Educação Física quando, valorizando o conhecimento que o aluno traz, propõe atividades nas quais novas vivências e reflexões possam romper com o estabelecido na busca de um novo conhecimento, está respeitando um dos princípios pedagógicos preconizados a partir de uma fundamentação didática para o esporte. Esse princípio é o da:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 75

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98883

      Disciplina: Educação Física

      Orientação e animação são princípios didáticos que correspondem aos objetivos pedagógicos de uma aula aberta em Educação Física. Sob essa perspectiva, o professor orientador assume essa postura quando age da seguinte forma:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 74

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98880

      Disciplina: Educação Física

      A saúde, um dos temas transversais apontados pelos PCNs da Educação Física, deve ser compreendida como a relação entre:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 73

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98877

      Disciplina: Educação Física

      Quando se pensa a Educação Física como prática pedagógica que tematiza as formas expressivas, como jogos, esportes, dança e ginástica, é configurada uma área de conhecimento chamada:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 72

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98874

      Disciplina: Educação Física

      Na história do homem, o corpo assume diferentes papéis em função das necessidades das sociedades. Na sociedade capitalista, a preocupação com um corpo forte e disciplinado do trabalhador é garantia de:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 71

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98871

      Disciplina: Educação Física

      Sob a perspectiva da transformação didático-pedagógica do esporte, o professor de Educação Física, quando possibilita que os alunos trabalhem em grupos e se auxiliem mutuamente para a superação de barreiras do medo e de falta de habilidade, está atento à seguinte categoria do processo de ensino:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 70

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98868

      Disciplina: Educação Física

      Na concepção de aula aberta, o professor de Educação Física, quando possibilita aos alunos a discussão e a integração de suas idéias e impressões, está orientando sua aula para:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 69

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98865

      Disciplina: Educação Física

      Na organização da educação nacional, os estados estarão incumbidos de algumas ações. Entre elas, destaca-se a oferta de:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 68

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98862

      Disciplina: Educação Física

      O princípio da inclusão, eixo fundamental que norteia a concepção e a ação pedagógica da Educação Física, sob a perspectiva da cultura corporal, aponta para uma metodologia que busca desenvolver, entre outros, os seguintes aspectos:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 67

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98859

      Disciplina: Educação Física

      Num planejamento de Educação Física, sob a luz da concepção aberta, deve-se estar atento ao seguinte pressuposto:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 66

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98856

      Disciplina: Educação Física

      Na formação do aluno, quando pensamos no aspecto fundamental que trata do autoconhecimento ou do conhecimento de si, referimo-nos à seguinte concepção para as aulas de Educação Física:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 65

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98854

      Disciplina: Educação Física

      O professor de Educação Física deve estar atento e consciente quanto às relações pedagógicas no ensino escolar dos esportes. Kunz aponta dois graves problemas que atualmente atingem a prática do esporte de rendimento, em todo o mundo. São eles:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 64

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98852

      Disciplina: Educação Física

      Todas as práticas de cultura corporal de movimento possuem expressividade e ritmo. Mas uma atividade humana traz uma carga simbólica em interação com os valores e conceitos socioculturais, sendo que, desde a respiração até a execução do movimento, se exige um ajuste no tempo e no espaço. Essa atividade é:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 63

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98850

      Disciplina: Educação Física

      De acordo com o que dispõe a LDB, é INCORRETO afirmar que os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão a seguinte diretriz:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 62

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98848

      Disciplina: Educação Física

      Numa perspectiva de reflexão sobre a cultura corporal, o homem foi construído a partir do conhecimento social produzido e historicamente acumulado. As três atividades produtivas que influenciaram historicamente a corporeidade são:

    • .

      FJPF - 2007 - Pref- Porto Velho-RO - 61

      | Professor CL-III Educação Física (A)

      Questão: Q98846

      Disciplina: Educação Física

      Na perspectiva crítico-emancipatória, o processo do ensino da Educação Física deve conduzir ao desenvolvimento das seguintes competências:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 625

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92960

      Disciplina: Educação Física

      As instituições nas quais o saber e a cultura devem ser sistematizados, transmitidos, apreendidos, compreendidos e transformados democraticamente têm provocado, entre os responsáveis pelas mudanças, dúvidas e conflitos. Dúvidas e conflitos diante de como deve agir com sua clientela numa sociedade em que a exclusão é um fator real e muito preocupante. O acesso aos conhecimentos da Educação Física deve constituir-se em direito e instrumento de transformação individual e coletiva, na busca da superação das desigualdades sociais, do exercício da justiça e da liberdade, da constituição de atitudes:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 624

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92957

      Disciplina: Educação Física

      O aumento do músculo que resulta dos programas de treinamento com pesos é devido principalmente a um aumento na área transversal de cada fibra muscular. Esse aumento no diâmetro da fibra é denominado:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 623

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92954

      Disciplina: Educação Física

      Maior conteúdo de mioglobina, maior oxidação de carboidratos (glicogênio) e maior oxidação de gordura são as três principais adaptações que ocorrem no músculo esquelético como resultado de um programa de treinamento físico:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 622

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92951

      Disciplina: Educação Física

      Os tipos mais comuns de doenças cardiovasculares são o ataque cardíaco ou coronariopatia, apoplexia ou acidente vascular cerebral e doenças hipertensivas. Entre os fatores de risco associados à coronariopatia, destacam-se três grandes fatores, quais sejam, a hipertensão, os altos níveis sanguíneos de colesterol e:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 621

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92948

      Disciplina: Educação Física

      A prescrição de treinamento ou de exercícios caracteriza-se pelas instruções escritas sobre o treinamento físico a ser realizado dentro de um período determinado. Para indivíduos treinados ou sedentários, é um programa individual baseado no nível de aptidão e no estado de saúde. Para a sua efetivação, deverão ser considerados os seguintes itens:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 620

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92945

      Disciplina: Educação Física

      Do ponto de vista fisiológico, a força é a capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de diferentes ações musculares. Existem quatro tipos básicos de contração muscular, que são:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 619

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92942

      Disciplina: Educação Física

      Em todas as épocas e espaços geográficos, a dança desempenhou para os povos uma representação de suas manifestações, de seus estados de espírito, de emoções de expressão e comunicação de suas características culturais. Por meio de gestos e movimentos, a dança traduz as mais íntimas das emoções, acompanhada ou não da música e do canto ou de ritmos peculiares. Ao longo do tempo, os seres humanos utilizam a dança como:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 618

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92939

      Disciplina: Educação Física

      A dança é considerada como uma das formas mais antigas de manifestação da expressão corporal. A manifestação expressiva de determinado povo, com seus atributos divinos e religiosos, que emitem algumas características que podem identificar uma nação ou região, é denominada de dança:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 617

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92936

      Disciplina: Educação Física

      O estilo redacional de trabalhos científicos deve seguir alguns princípios básicos. A linguagem rebuscada, cheia de termos desnecessários, desvia a atenção do leitor, confundindo-o por vezes. Cada palavra empregada deve traduzir o pensamento que deseja transmitir. A seleção de termos inequívocos e a cautela no uso de expressões coloquiais devem estar sempre presentes na redação acadêmica. Na linguagem científica, os assuntos devem ser tratados de maneira direta e simples, com lógica e continuidade no desenvolvimento das idéias. Além da consistência, a redação técnico-científica deve seguir os seguintes princípios:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 616

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92933

      Disciplina: Educação Física

      Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas, contribuindo para o autoconhecimento e para a análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. A avaliação pode e deve oferecer ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática no que se refere à escolha:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 615

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92931

      Disciplina: Educação Física

      A saúde esteve historicamente ligada à Educação Física, muito embora tal ligação estivesse voltada ao caráter eminentemente biológico. O conceito de saúde apresenta limitações quando se pretende defini-lo de maneira estanque e conclusiva. Isso porque, quando se fala em saúde, além dos aspectos biológicos, não se pode deixar de considerar seus fatores de influência e determinação, que são:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 614

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92929

      Disciplina: Educação Física

      Discutir a ética na área da Educação Física é discutir amplamente o sentido ético da convivência humana nas suas relações com várias dimensões da vida social: o ambiente, a cultura, o trabalho, o lazer, o consumo, a sexualidade e a saúde. Observa-se, nas práticas da Educação Física, que os seres humanos expressam comportamentos de excitação, cansaço, medo, vergonha, prazer, satisfação, entre outros. Isso se deve, muitas vezes, ao fato de as atitudes serem afetadas pela intensidade e qualidade dos estados emocionais vivenciados corporalmente. O desenvolvimento moral do indivíduo está intimamente relacionado:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 613

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92927

      Disciplina: Educação Física

      A nova significação atribuída à Educação Física é que a área ultrapassa a idéia única de estar voltada apenas para o ensino do gesto motor correto. Muito mais que isso, cabe ao professor problematizar, interpretar, relacionar, compreender com seus alunos as amplas manifestações da cultura corporal, de tal forma que os alunos compreendam os sentidos e significados impregnados nas práticas corporais. Ampliar-se a área além da dimensão procedimental para as dimensões:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 612

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92925

      Disciplina: Educação Física

      É necessário que se pense nos espaços de lazer dentro e ao redor da escola, bem como nos logradouros públicos, propiciando uma nova visão sobre o uso das instalações escolares e dos espaços públicos com a responsabilidade concorrente da comunidade. Os alunos e indivíduos da comunidade poderiam transformar-se em agentes socioculturais, favorecendo a utilização desses espaços para a apropriação de vivências de lazer. Apropriar-se da escola e dos espaços públicos pode significar:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 611

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92923

      Disciplina: Educação Física

      A escola e as instituições congêneres deveriam ser os principais incentivadores de ações com o objetivo de desenvolver o lazer. Especialmente a Educação Física deveria dar atenção destacada ao lazer, não apenas em termos procedimentais, fornecendo repertório para que os alunos possam usufruí-lo, mas também em termos de atitudes e a compreensão do que venha a ser esse termo. Para além das práticas que devem, sim, fazer parte da educação formal e não-formal para o lazer, deve-se explorar a concepção de lazer para:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 610

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92921

      Disciplina: Educação Física

      Na década de 80, a educação sexual ganhou ênfase e passou a ser mais discutida, talvez em função do avanço da Aids e do aumento do número de adolescentes grávidas. Mas a verdadeira implementação desse tema, superando o simples conhecimento do funcionamento do aparelho reprodutor humano, encontra-se distante, provavelmente devido às dificuldades encontradas ao se abordarem questões que envolvam valores, crenças e opiniões. A Educação Física se aproxima desse tema a partir do momento em que privilegia o uso do corpo, ou a construção de uma cultura corporal cujos valores sobre beleza, estética corporal e gestual aparecem freqüentemente, assim como as questões de gênero. A sexualidade torna-se um assunto de grande importância quando enfoca não apenas a reprodução humana, mas também a busca do prazer. A discussão deve estender-se além da dimensão biológica, perpassando também pelas dimensões:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 609

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92919

      Disciplina: Educação Física

      Enfatizar o lúdico, ao propor as vivências dos conteúdos culturais, físicos e esportivos para suas possíveis manifestações nos momentos de lazer. Demonstrar que o lazer está também na atitude das pessoas, não dependendo somente de fatores como acesso a equipamentos específicos e recursos financeiros para seu usufruto. Não pode ser esquecida a estreita relação entre o lazer e:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 608

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92917

      Disciplina: Educação Física

      Eleger a cidadania como eixo norteador significa entender que a Educação Física na escola é componente curricular que deve contribuir para a formação de alunos que sejam capazes, além de outros objetivos, de participar de atividades corporais adotando atitudes:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 607

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92915

      Disciplina: Educação Física

      Kunz (1994) defende o ensino crítico, pois é a partir dele que os alunos passam a compreender a estrutura autoritária dos processos institucionalizados da sociedade, os mesmos que formam falsas convicções, interesses e desejos. Assim, a tarefa da Educação Física crítica é promover condições para que essas estruturas autoritárias sejam suspensas e o ensino encaminhado para uma emancipação, possibilitada pelo uso da linguagem, que tem papel importante:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 606

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92913

      Disciplina: Educação Física

      Paulo Freire caracteriza os três níveis de consciência como intransitiva, transitiva ingênua e transitiva crítica. Medina (1983) considera que a Educação Física convencional é determinada pelos limites da consciência intransitiva. A concepção modernizadora relaciona-se com a consciência transitiva ingênua. A terceira e última perspectiva é concebida por aqueles que alcançaram a consciência transitiva crítica e denomina-se Educação Física:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 605

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92911

      Disciplina: Educação Física

      Na perspectiva da Educação Física Humanista, a facilitação da aprendizagem é a tarefa essencial do educador. No contato com os alunos, o professor deve estimulá-los a desenvolver a aptidão para aprender, para a autodescoberta, ou seja, aprender a aprender. Estimulação do potencial criativo, respeito às individualidades e liberdade de expressão são alguns dos princípios que, aplicados à Educação Física escolar, dão um cunho humanista. Outro princípio que se destaca na referida perspectiva é:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 604

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92909

      Disciplina: Educação Física

      A dor muscular é produzida durante as contrações nas quais a tensão gerada é suficientemente intensa a ponto de ocluir o fluxo sanguíneo para os músculos ativos (isquemia). A dor persiste até que a intensidade da contração seja reduzida ou que a contração cesse totalmente e o fluxo sanguíneo seja restaurado, permitindo então a remoção dos produtos de desgaste acumulados (metabólitos). Por causa da isquemia, os produtos da atividade metabólica não podem ser removidos e, dessa forma, acumulam-se até o ponto de estimularem os receptores dolorosos localizados nos músculos. As substâncias predominantemente causadoras do referido fenômeno são:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 603

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92907

      Disciplina: Educação Física

      A Educação Física no Brasil foi, durante muito tempo, considerada uma prática neutra, sem conotação ideológica. Restringia-se a uma atividade física cujo movimento era apreendido:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 602

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92905

      Disciplina: Educação Física

      As pedagogias do consenso e do conflito não deverão ser estudadas para que simplesmente rotulemos posturas educacionais. A educação formal e a Educação Física escolar são práticas sociais eivadas de contradições e ambigüidades. Para o profissional da Educação, compreendê-las é:

    • .

      FGV - 2006 - Min- Cultura - 601

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q92903

      Disciplina: Educação Física

      A produção teórica da Educação Física brasileira sofreu um impulso significativo a partir do início dos anos 80. A Educação Física tornou-se, efetivamente, um espaço multidisciplinar em busca da sua compreensão como prática social. As preocupações e os questionamentos dos profissionais da área da Educação Física mostravam uma visão de um novo e grande espaço, em que as atividades da Educação Física e as práticas esportivas deveriam construir uma nova paisagem humana, abrangendo:

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 200

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80078

      Disciplina: Educação Física

      A atuação do profissional de Educação Física, como o de outras áreas, é passível de mudanças quando influenciada por avanços na investigação científica e por transformações em sua maneira de pensar e de agir em diferentes fases da vida. A formação continuada de professores intensificou-se na década de 80 e, em alguns estados brasileiros, essa prática vem constituindo quase uma tradição. No entanto, mesmo nos estados e municípios em que tal prática é intensa, a Educação Física é quase sempre uma das áreas menos favorecidas. Um dos problemas citados no documento "Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros" que afetam essa política de formação continuada é a falta de

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 199

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80076

      Disciplina: Educação Física

      Uma das competências a serem alcançadas a partir das aulas de Educação Física refere-se à utilização das linguagens corporais como meio de expressão, informação e comunicação em situações intersubjetivas que exijam graus de distanciamento e reflexão sobre os contextos e os interlocutores. Com o objetivo de desenvolver esta competência, em uma turma de Ensino Médio os professores podem propor atividades nas quais os inúmeros textos corporais sejam investigados. Alguns exemplos dessas atividades são: I - análise da comunicação presente em colunas esportivas e jornais especializados; II - análise de textos da literatura de cordel impregnados de dados culturais; III - observação da comunicação corporal dos meninos de rua das grandes cidades; IV - observação da forma de jogar de atletas brasileiros e europeus. Estão corretas as atividades:

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 198

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80073

      Disciplina: Educação Física

      Os professores de Educação Física tiveram, em sua formação, experiências e conhecimentos alicerçados em disciplinas esportivas, o que foi decorrente da confusão entre o ambiente esportivo-competitivo e o escolar-educacional. Contudo, de acordo com os PCN, o esporte deve encontrar o seu lugar na escola, através de uma proposta que

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 197

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80071

      Disciplina: Educação Física

      O jogo é uma característica importante do desenvolvimento humano, podendo-se utilizá-lo para definir a própria infância e como se comportam as crianças. Esse conhecimento pode ser a base para o estabelecimento de conteúdos e conhecimentos didático-pedagógicos mais adequados para a Educação Física escolar. A pesquisa de Ferraz (1997) que tinha como objetivo identificar, entre sujeitos de quatro a dezenove anos de idade, os níveis de desenvolvimento da noção das regras que compõem o jogo de futebol, teve seus resultados coerentes com os níveis de desenvolvimento propostos por Piaget (1932) e concluiu, sobre a prática das regras, que: I - no nível motor individual as primeiras ações com uma bola são independentes de qualquer estrutura de regras, pois criança e bola realizam um jogo puramente motor; II - no nível da cooperação nascente, a prática se caracteriza pela reprodução das ações dos jogadores e já está presente a regra, o que permite reiniciar o jogo depois de toda ação que não seja própria do jogo; III - no nível de codificação da regra, a principal característica é a formulação comum e consensual das regras básicas do jogo, desconsiderando as ações puníveis; IV - no nível egocêntrico, cada sujeito joga seu próprio jogo, sem se interessar pelo que os outros estão fazendo, pois a idéia que as crianças têm do jogo consiste no que elas observam, numa atitude imitativa. Estão corretas as afirmativas:

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 196

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80068

      Disciplina: Educação Física

      Movimentos novos surgem na Educação Física Escolar, ao final da década de 70, inspirados no novo momento histórico social por que passa o país. Várias concepções passam a coexistir na Educação Física Brasileira, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo tecnicista. Entre várias abordagens, representadas por diferentes autores na educação física brasileira, aquela que utiliza o discurso da justiça social e que levanta questões de poder, esforço e contestação é a

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 195

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80065

      Disciplina: Educação Física

      Uma situação-problema do cotidiano do professor de Educação Física é caracterizada pela constante reclamação dos meninos em relação à prática do futebol junto com as meninas. Eles dizem que "elas não sabem jogar" e elas dizem que eles "são brutos e sempre as machucam no jogo". Diante dessa questão, quando o professor vai ensinar o futebol, como ele deve orientar sua intervenção, tendo como referência os objetivos gerais da Educação Física no Ensino Fundamental, propostos nos PCN?

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 194

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80062

      Disciplina: Educação Física

      A avaliação deve ser útil, tanto para o professor como para o aluno, permitindo a ambos dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem. Tradicionalmente, na Educação Física brasileira, as avaliações têm-se resumido a alguns testes de força, velocidade, resistência, flexibilidade para medir a aptidão física do aluno. Entretanto, um professor do 1o Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola da periferia de São Paulo que deseje utilizar a proposta dos PCN, ao avaliar os seus alunos, deverá considerar que

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 193

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80059

      Disciplina: Educação Física

      Pensar o corpo como puramente biológico significa desprezá-lo como patrimônio universal sobre o qual a cultura escreve histórias diferentes. Desta forma, cada sociedade inscreve um conjunto de significados nos corpos de seus membros, ao longo do tempo. Considerando esta reflexão a partir da referência de Daolio (1995), observa-se que

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 192

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80056

      Disciplina: Educação Física

      A Professora Dirce, de Educação Física, leciona em uma escola com turmas de 1o e 2º ciclos e quando foi debater acerca da temática da avaliação, discordou dos seus colegas de área, pois os mesmos consideravam que a avaliação dos alunos de todas as turmas deveria se pautar em um padrão de desempenho pré-determinado. O argumento da professora seguia o indicativo de que

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 191

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80054

      Disciplina: Educação Física

      Segundo os PCN de Ensino Médio, nas aulas de Educação Física o professor pode adotar uma postura que contribua para o desenvolvimento de um comportamento autônomo. Deste modo, é interessante que os alunos saibam I - aferir a pressão arterial em repouso e esforço, para que possam estabelecer parâmetros objetivos da quantidade de exercícios a serem executados; II - avaliar os efeitos dos esteróides anabólico-androgênicos sobre o organismo, para que possam desenvolver a melhor estratégia de usá-los com menor risco à saúde; III - aferir a freqüência cardíaca em repouso e esforço, para que possam estabelecer parâmetros objetivos da intensidade do exercício; IV - reconhecer as conseqüências da temperatura ambiental sobre o organismo em exercício, para que possam discernir e interpretar se é ou não recomendado realizar exercícios físicos em determinado momento. Estão corretos os itens:

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 190

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80052

      Disciplina: Educação Física

      Durante uma aula de Educação Física o professor verificou que, na prática do jogo de handebol, seus alunos manifestavam comportamentos que exacerbavam a disputa e a rivalidade entre os participantes. No final da aula ele propôs que os alunos discutissem e identificassem os fatores que dificultaram a realização do objetivo do jogo. Eles concluíram que o excesso de individualismo, competitividade e desconfiança prejudicaram o jogo. Com a meta de alterar esta realidade, o professor adotou outras propostas de intervenção, em que privilegiou

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 189

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80050

      Disciplina: Educação Física

      Os professores devem se preocupar em desenvolver ações educativas que levem os alunos a adquirir o gosto pela prática de exercícios físicos PORQUE cabe ao próprio indivíduo, e somente a ele, a responsabilidade pela prática continuada de exercícios físicos na vida adulta. A esse respeito, pode-se concluir que:

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 188

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80048

      Disciplina: Educação Física

      Os alunos do Ensino Médio devem receber, nas aulas de Educação Física, conhecimentos de Anatomia, Fisiologia e Biologia PORQUE podem capacitá-los para uma análise crítica dos programas de atividade física e permitir o estabelecimento de critérios de julgamento. A esse respeito, pode-se concluir que:

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 187

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80046

      Disciplina: Educação Física

      A Educação Física, quando desenvolve sua prática tendo como referência a abordagem cultural, caracteriza-se pelo desenvolvimento de atitudes que

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 186

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80045

      Disciplina: Educação Física

      Segundo os PCN de Ensino Médio, são competências e habilidades a serem desenvolvidas em Educação Física: I - compreender o funcionamento do organismo humano e desenvolver noções conceituais de esforço; II - refletir sobre informações específicas da cultura corporal e reconhecer a importância da vitória esportiva; III - demonstrar autonomia na elaboração de atividades corporais e compreender as diferentes manifestações da cultura corporal; IV - compreender o sucesso no esporte como sinônimo de vitória e demonstrar vontade de participar de competições esportivas. Estão corretas as competências e habilidades:

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 185

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80043

      Disciplina: Educação Física

      A professora Marcela irá dar uma aula de Educação Física para uma turma de crianças com idades de 10 a 12 anos, de ambos os sexos. A unidade em que a aula está inserida é basquetebol; as crianças já são iniciadas na prática deste esporte; que há duas quadras e 15 bolas; e o número de alunos está em torno de 20. Assim, para que todos os alunos participem ao mesmo tempo e sem discriminação, a professora deve

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 184

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80041

      Disciplina: Educação Física

      Um dos temas transversais dos PCN é a saúde. Segundo os PCN, as escolas que contribuem para a promoção da saúde

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 183

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80039

      Disciplina: Educação Física

      O relatório final da VIII Conferência Nacional de Saúde destaca que saúde é "o resultante das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse de terra e acesso aos serviços de saúde". Assim, a saúde, bem como os comportamentos a ela associados, devem ser entendidos em concordância com as contradições da sociedade. Neste sentido, a ocorrência de sedentarismo entre os brasileiros pode ser explicada

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 182

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80038

      Disciplina: Educação Física

      Quando se afirma que as intenções avaliativas devem ocorrer dentro de uma perspectiva processual, a avaliação do processo ensino-aprendizagem configura-se como avaliação

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 181

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80036

      Disciplina: Educação Física

      A crítica formulada à denominada tendência psicopedagogizante da Educação Física reside

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 180

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80034

      Disciplina: Educação Física

      O aumento no número e no tamanho das células e as transformações funcionais que ocorrem nos diferentes sistemas do organismo correspondem, respectivamente,

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 179

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80032

      Disciplina: Educação Física

      Um professor de Educação Física é responsável por uma turma do 1o ciclo do Ensino Fundamental cuja média de idade é de 8 anos. De acordo com a seqüência do desenvolvimento motor apresentada por Tani et alii (1988), seu programa de ensino deve contemplar

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 178

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80031

      Disciplina: Educação Física

      São pretensões da abordagem crítico-superadora: I - ler os dados da realidade, interpretá-los e emitir juízo de valor; II - ler os dados da realidade e adaptá-los às condições da escola, evitando julgar os interesses subliminares; III - estabelecer análise da sociedade sob a ótica dos interesses de classe social; IV - produzir intervenção pedagógica sob a perspectiva de classe social. Está(ão) correta(s) a(s) pretensão(ões):

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 177

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80030

      Disciplina: Educação Física

      No processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras, de acordo com a abordagem desenvolvimentista, a grande importância da participação do professor está no fato de que ele deve

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 176

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80029

      Disciplina: Educação Física

      Considerando a Educação Física no 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental, os PCN caracterizam o esporte como

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 175

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80028

      Disciplina: Educação Física

      Sobre a natureza cultural do corpo humano, Daolio (1995) afirma que: I - a capacidade mental do ser humano, durante o seu processo evolutivo, permitiu certos comportamentos culturais que determinaram a sua evolução; II - a espécie humana só chegou a se constituir como tal devido à relação entre os fatores culturais e biológicos; III - o corpo humano não é apenas biológico ou cultural, visto que houve um desenvolvimento interativo entre os componentes biológicos e socioculturais, não sendo possível separar esses dois aspectos; IV - é a cultura que dá à espécie o caráter de humanidade e de regulagem do comportamento público do homem. Estão corretas as afirmativas:

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 174

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80027

      Disciplina: Educação Física

      Na abordagem crítico-superadora, o conhecimento é tratado como objeto a ser

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 173

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80026

      Disciplina: Educação Física

      Segundo Freire (2003), no período do Ensino Fundamental as características intelectuais, motoras, sensoriais, morais, sociais e afetivas das crianças sofrem mudanças significativas. Assim, nessa fase, no que diz respeito às características

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 172

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80025

      Disciplina: Educação Física

      Sobre a organização curricular proposta pela abordagem crítico-superadora são feitas as afirmativas a seguir. Marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas. ( ) A seleção dos conteúdos depende da análise de sua relevância social. ( ) A avaliação priorizará a condição meritocrática. ( ) A seleção dos conteúdos depende de sua relação com características sociocognitivas dos alunos. ( ) A metodologia deve basear-se no estímulo à confrontação da cultura popular com a cultura acadêmica. ( ) A metodologia tem como eixo o tratamento pedagógico das atividades, adotando-se a divisão do todo em partes. A seqüência correta é:

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 171

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80024

      Disciplina: Educação Física

      Marque V (verdadeiro) ou F (falso), conforme os itens a seguir sejam ou não critérios de avaliação da Educação Física no 1o ciclo do Ensino Fundamental, segundo os PCN. ( ) Enfrentamento de desafios corporais em diferentes contextos. ( ) Respeito às regras. ( ) Interação social observando nível de tolerância individual perante o grupo. ( ) Performance da conduta motora de acordo com padrões preestabelecidos. ( ) Estabelecimento de relações entre prática de atividades física e saúde. A seqüência correta é:

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 170

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80023

      Disciplina: Educação Física

      Os PCN apresentam alguns critérios para seleção de conteúdos da Educação Física. São eles: I - os níveis de habilidades motoras de cada aluno, bem como o ambiente em que se localiza a escola; II - as diferenças regionais e o respeito à diversidade; III - a relevância social do conteúdo frente às possibilidades de ampliação do acervo sociocultural; IV - a incorporação da produção referente à cultura corporal. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 169

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80022

      Disciplina: Educação Física

      Dentro da concepção de Educação Física defendida pelos PCN de Ensino Fundamental, em relação a alunos portadores de necessidades especiais,
      NÃO
      é tarefa da escola:

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 168

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80021

      Disciplina: Educação Física

      Segundo Daolio (1995), o olhar antropológico sobre a Educação Física é útil

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 167

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80020

      Disciplina: Educação Física

      Para Daolio (1995), a "Educação Física Plural" é uma proposta

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 166

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80019

      Disciplina: Educação Física

      Segundo Freire (2003), as aulas de Educação Física devem ser organizadas em

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 165

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80018

      Disciplina: Educação Física

      De acordo com Freire (2003), todas as disciplinas escolares são responsáveis pelo projeto pedagógico de uma escola e o trabalho realizado no ambiente escolar deve primar pela construção permanente do conhecimento. Neste sentido, afirma-se que: I - a relação professor-aluno é uma das principais responsáveis pela concretização das idéias básicas contidas no plano educacional; II - as atividades propostas em um currículo devem primar pelo desenvolvimento integral do aluno, enfatizando especialmente os aspectos do desenvolvimento intelectual, já que o desenvolvimento motor se consolida somente depois deste; III - o currículo não deve ser muito flexível, para evitar o risco de esbarrar em ações espontaneístas, o que prejudica a construção do conhecimento. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 164

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80017

      Disciplina: Educação Física

      Ao desenvolver a noção de regras do jogo de futebol, Ferraz (1997) observou que:

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 163

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80016

      Disciplina: Educação Física

      A crítica feita por Darido (2003) em relação aos pontos fracos da proposta crítico-superadora revela que essa abordagem

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 162

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80015

      Disciplina: Educação Física

      Na proposta construtivista de Educação Física, o jogo
      NÃO
      é considerado um

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 161

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80014

      Disciplina: Educação Física

      De acordo com a abordagem desenvolvimentista, o desenvolvimento motor ocorre a partir de fases que envolvem, seqüencialmente, os movimentos

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 160

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80012

      Disciplina: Educação Física

      Darido (2003) considera que a proposta de Educação Física construtivista trata a criança como sujeito

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 159

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80010

      Disciplina: Educação Física

      Para Tani et alii (1988), a produção do movimento é resultado

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 158

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80008

      Disciplina: Educação Física

      A abordagem desenvolvimentista é questionada por Darido (2003) quando a autora reconhece que

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 157

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80006

      Disciplina: Educação Física

      De acordo com a abordagem desenvolvimentista, para o professor lidar melhor com os problemas de erro do aluno é necessário: I - o conhecimento das etapas da aquisição básica das habilidades motoras; II - o reconhecimento do erro por meio de observação sistemática das fases de aquisição; III - o reconhecimento das fases de aquisição das habilidades motoras de acordo com a faixa etária. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 156

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80004

      Disciplina: Educação Física

      Para Guedes (1999), a presença do esporte nas aulas de Educação Física, atualmente, pode ser interpretada como

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 155

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q80002

      Disciplina: Educação Física

      Segundo Palma (2000), a questão da saúde a ser abordada na escola merece a seguinte consideração:

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 154

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q79999

      Disciplina: Educação Física

      A equipe técnica que sistematizou o texto dos PCN de Ensino Fundamental apontou para a possibilidade de uma nova nomenclatura da Educação Física escolar que seria

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 153

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q79996

      Disciplina: Educação Física

      Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ensino Fundamental, a Educação Física fundamenta-se nas concepções de

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 152

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q79994

      Disciplina: Educação Física

      Segundo Daolio (1995), técnica corporal diz respeito à maneira como

    • .

      CESGRANRIO - 2005 - Estado - SP - 151

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q79993

      Disciplina: Educação Física

      Se existe uma área que pouco avançou na Educação, esta diz respeito à liberdade de atuação corporal dos alunos. A partir desta reflexão de Freire (2003), assinale a afirmativa correta, quanto a uma proposta para uma educação de corpo inteiro.

    • .

      FCC - 2004 - SESI - 150

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q67278

      Disciplina: Educação Física

      O Esporte é um elemento constitutivo da Educação Física e a visão de sua prática tem sido modificada com o passar do tempo. Especialistas da área recomendam que, nos dias atuais, os seus objetivos principais determinem que seja ministrado como

    • .

      FCC - 2004 - SESI - 149

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q67276

      Disciplina: Educação Física

      A Educação Física Escolar deve ser vista e compreendida como disciplina cujo objeto de estudo é

    • .

      FCC - 2004 - SESI - 148

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q67274

      Disciplina: Educação Física

      A competição nos programas de Educação Física NÃO deve ser tratada como um monstro da conduta humana, ensina Freire. Assim sendo, esse autor conclui que procedimentos corretos devem conduzir o aspecto competitivo como elemento

    • .

      FCC - 2004 - SESI - 147

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q67272

      Disciplina: Educação Física

      A motricidade humana rejeita a idéia de simplificação, afirma Freire. Assim sendo, nos procedimentos metodológicos o profissional, segundo esse autor, deve

    • .

      FCC - 2004 - SESI - 146

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q67270

      Disciplina: Educação Física

      Segundo Bramante, a Educação para o Lazer deve ser um tema de

    • .

      FCC - 2004 - SESI - 145

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q67268

      Disciplina: Educação Física

      Um programa, adequadamente estruturado para crianças de 10 a 14 anos, deve conter atividades que busquem atingir objetivos de

    • .

      FCC - 2004 - SESI - 144

      | Professor de Educação Física

      Questão: Q67267

      Disciplina: Educação Física

      Segundo Santin, a corporeidade deve alcançar